terça-feira, 28 de abril de 2020

A Escola e a Família


A Educação Infantil enquanto primeira etapa da educação básica apresenta uma variação dos demais níveis de ensino quando apresenta a família como importante articuladora no processo de aprendizagem das crianças, pois é nesse primeiro momento de suas vidas que elas são afastadas física e temporariamente de suas relações parentescas. Afirma-se que esse é o primeiro momento de transição que a criança passa ao “deixar” seu lar para começar a construir seu vínculo com o espaço de educação formal que chamamos de escola, no caso, de creche ou unidades de Educação Infantil; essa separação não pode em hipótese nenhuma transformar-se em rompimento, visto que a educação dela deve ser complementar e articulada com a que é oferecida pelas suas famílias, como destaca a LDB no Art. 29.
A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade (BRASIL, 1996).
À escola cabe o papel de incluir a Família no processo de desenvolvimento da criança frente ao projeto educacional, estimulando e contribuindo assim para que se estabeleça uma relação de confiança entre os sujeitos e entidades responsáveis pela educação da criança; situação esta que possibilita ainda que a família participe efetivamente do que se propõe para os cuidados e o processo de aprendizagem na Educação Infantil e das ações que constam na proposta pedagógica dos espaços educacionais.
A Base propõe direitos de aprendizagem de conviver, brincar, participar, explorar, comunicar, conhecer-se, e esses direitos para serem consolidados devem buscar se pautar nas experiências de aprendizagem, experiências concretas na vida cotidiana que levam à aprendizagem da cultura, pelo convívio no espaço coletivo, e a produção de narrativas, individuais e coletivas, por meio de diferentes linguagens (BRASIL, 2017).
A relação entre escola e família se mostra fundamental para favorecer a articulação entre as experiências ora citadas e os saberes que serão aprendidos para garantir o pleno desenvolvimento da criança, ou seja, o processo de aprendizado se constituirá dentro das interações sociais, visto que, segundo Vygotsky (1991) a criança é um sujeito histórico que se constitui a partir de interações e das relações sociais que são estabelecidas desde muito cedo por ela.
(Texto extraido do Documento Oficial Etapa Educação Infantil -BNCC)

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