A
Educação Infantil enquanto primeira etapa da educação básica apresenta uma
variação dos demais níveis
de ensino quando apresenta a família como importante articuladora no processo de aprendizagem das crianças, pois é
nesse primeiro momento de suas vidas que elas são afastadas física e
temporariamente de suas relações parentescas. Afirma-se
que esse é o primeiro momento de transição que a criança passa ao “deixar” seu lar para
começar a construir seu vínculo com o espaço de educação formal que chamamos de
escola, no caso, de creche ou unidades de Educação Infantil; essa separação não
pode em hipótese nenhuma transformar-se em rompimento, visto que a educação
dela deve ser complementar e articulada com a que é oferecida pelas suas
famílias, como destaca a LDB no Art. 29.
A
Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o
desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da
comunidade (BRASIL, 1996).
À escola
cabe o papel de incluir
a Família no processo de desenvolvimento da criança frente ao projeto educacional,
estimulando e contribuindo assim para que se estabeleça uma relação de
confiança entre os sujeitos e entidades responsáveis pela educação da criança;
situação esta que possibilita ainda que a família
participe efetivamente do que se propõe para os cuidados
e o processo de aprendizagem na Educação Infantil
e das ações que constam
na proposta pedagógica dos espaços
educacionais.
A
Base propõe direitos de aprendizagem de conviver, brincar, participar,
explorar, comunicar, conhecer-se, e esses direitos para serem consolidados devem
buscar se pautar nas experiências de aprendizagem, experiências concretas na
vida cotidiana que levam à aprendizagem da cultura, pelo convívio no espaço
coletivo, e a produção de narrativas, individuais e coletivas, por meio de
diferentes linguagens (BRASIL, 2017).
A relação
entre escola e família se mostra fundamental para favorecer a articulação entre
as experiências ora citadas e os saberes que serão aprendidos para
garantir o pleno desenvolvimento da criança, ou seja, o processo de aprendizado se constituirá dentro
das interações sociais,
visto que, segundo Vygotsky
(1991) a criança
é um sujeito histórico que se constitui a partir de interações e das
relações sociais que são estabelecidas desde muito cedo por ela.
(Texto extraido do Documento Oficial Etapa Educação Infantil -BNCC)
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