terça-feira, 28 de abril de 2020

Eixos Estruturantes e Campos de Experiências



Segundo a BNCC (BRASIL, 2017), os Eixos Estruturantes da Educação Infantil asseguram os direitos de aprendizagem das crianças de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Esses direitos estão manifestos na proposta de Educação Infantil de Curralinho, integrados a todas as aprendizagens a serem vivenciadas pelos bebês, pelas crianças bem pequenas e pelas crianças pequenas.É importante explicar o que são os Campos de Experiência afim de que posteriormente se esclareça a conexão estabelecida entre os Campos de Experiência da Educação Infantil e Eixos Norteadores do Ensino Fundamental. De modo geral e segundo a BNCC (BRASIL, 2017), os Campos de Experiências estão baseados no que propõe as DCNEI, no que concerne aos saberes e conhecimentos essenciais para o aprendizado da criança, associado às suas experiências que tem o currículo.
Pensar em uma Proposta Curricular que compreenda a contribuição dos campos de experiência para o desenvolvimento da criança, enquanto organização curricular para a Educação Infantil do Município de Curralinho é considerar que as aprendizagens significativas se manifestam no dia a dia e nos diferentes espaços de convivência do sujeito. 
Nesse sentido, e em consonância com o que foi proposto pela BNCC, o Município de Curralinho manteve os cinco campos de experiência: “O eu, o outro e o nós”; “Corpo, gestos e movimentos”; “Traços, sons, cores e formas”; “Escuta, fala, pensamento e imaginação”; “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, os quais se conectam com os Eixos Estruturantes do Ensino Fundamental. 
 (Texto Extraído do Documento Oficial Etapa Educação Infantil-BNCC-SEMED-Curralinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário