domingo, 26 de abril de 2020

Etapa-Educação Infantil


A Educação Infantil é a primeira da Educação Básica cuja finalidade é o desenvolvimento integral da criança até aos seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da Família e da Comunidade. Nessa etapa de ensino, considera-se as crianças como sujeitos históricos e de direitos, com uma vivência primeira na sua cultura e sociedade, cabendo à escola harmonizar, criar e recriar seus saberes e vivências, considerando o que já são e visando a suas potencialidades.A Educação Infantil se desenvolve de maneira prioritária nos processos de interação, de dialogismos, nas práticas cotidianas, nas relações afetivas e em torno dos diversos saberes que circundam a criança.
Desse modo, a concepção dessa etapa de ensino pressupõe o protagonismo das crianças enquanto sujeitos co-partícipes das suas construções.Nesse processo e por meio das diversas linguagens,  mediadas pelo professor, dão sentido às suas existências, formulam suas identidades e se tornam íntegras na medida em que se desenvolvem os aspectos afetivos, motores, sociais e cognitivos.
Em face do desenvolvimento dos sujeitos a quem está destinada a educação que se dá pelo viés da curiosidade, do explorar e do descobrir o mundo, as coisas, o outro e a si, isso tudo viabilizado pela brincadeira como experiência da cultura infantil e pela ampliação dessa experiência até a fase adulta. É na Educação Infantil que começa a se erguer os pilares fundadores do Ser- Cidadão: político, ético e estético.
(Extraido do Texto do Documento da BNCC Educação Infantil- Semed - CurralinhoPará-Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário