A
Educação Infantil é a primeira da Educação Básica cuja finalidade é o
desenvolvimento integral da criança até aos seis anos de idade em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da Família e
da Comunidade. Nessa etapa de ensino,
considera-se as crianças
como sujeitos históricos e de direitos,
com uma vivência primeira na sua cultura e sociedade, cabendo à escola
harmonizar, criar e recriar seus saberes e vivências, considerando o que já são
e visando a suas potencialidades.A Educação Infantil se desenvolve de maneira
prioritária nos processos de interação, de dialogismos, nas práticas
cotidianas, nas relações afetivas e em torno dos diversos saberes que circundam
a criança.
Desse modo, a concepção dessa etapa de
ensino pressupõe o protagonismo das crianças enquanto sujeitos co-partícipes
das suas construções.Nesse processo e por meio das diversas
linguagens, mediadas pelo professor, dão
sentido às suas existências, formulam suas identidades e se tornam íntegras na
medida em que se desenvolvem os aspectos afetivos, motores, sociais e cognitivos.
Em face do desenvolvimento dos
sujeitos a quem está destinada a educação que se dá pelo viés da curiosidade,
do explorar e do descobrir o mundo, as coisas, o outro e a si, isso tudo
viabilizado pela brincadeira como experiência da cultura infantil e pela
ampliação dessa experiência até a fase adulta. É na Educação Infantil que
começa a se erguer os pilares fundadores do Ser- Cidadão: político, ético e
estético.
(Extraido do Texto do Documento da BNCC Educação Infantil- Semed - CurralinhoPará-Brasil)
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