terça-feira, 28 de abril de 2020

Atual Educação Infantil no Município de Curralinho


Para contextualizar a Educação Infantil no Município de Curralinho é importante apresentar o cenário das 45 escolas em que estão incorporadas a Educação Infantil, destacando dados educacionais que figuram no atual contexto da Educação Infantil que são compostos por diferentes infâncias, sendo estas partícipes de espaços históricos e geográficos, como cidade, campo, quilombolas, assentamentos e ilhas em que as crianças apresentam identidades socioculturais de acordo com os princípios defendidos pela população da qual fazem parte.     Segundo os dados pesquisados a oferta da Educação Infantil se concentra na Pré- Escola, visto que das 45 escolas, três são Centros Municipais de Educação Infantil que ofertam especificamente a Pré-Escola e 42 ofertam Pré-Escola em Escolas do Ensino Fundamental, no entanto, há um elevado percentual de crianças sem acesso à Creche e a Pré-Escola.      Considerando a diversidade do Município de Curralinho, as crianças da Educação Infantil da pesquisa realizada são atendidas em Escolas Urbanas, Quilombolas, Ribeirinhas e de Assentamento, sendo que, a concentração percentual de atendimento é na área urbana.  Frente à singularidade inerente a cada infância curralinhense, mostra-se imprescindível destacar que, para o atendimento da Educação Infantil, independentemente da localidade e/ou etnia a qual pertence à criança, as Diretrizes Curriculares que subsidiarão as Propostas Pedagógicas ou Projetos Pedagógicos para a referida etapa, deverão embasar seus aspectos na Legislação Específica da Educação das populações do campo, dos povos da floresta e dos rios e quilombolas, considerando que a atual BNCC (BRASIL, 2017) propõe para a Educação Infantil, cinco aspectos denominados Campos de Experiências, numa visão ampliada da infância, sem destacar as especificidades dessas populações dada a diversidade do cenário municipal. (Extraído do Documento Oficial Etapa Educação Infantil - BNCC-)

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