Para contextualizar a Educação Infantil
no Município de Curralinho é importante apresentar o cenário das 45
escolas em que estão incorporadas a Educação Infantil, destacando dados
educacionais que figuram no atual contexto da Educação Infantil que são compostos por diferentes infâncias, sendo estas
partícipes de espaços históricos e geográficos, como cidade, campo,
quilombolas, assentamentos e ilhas em que as crianças apresentam identidades
socioculturais de acordo com os princípios defendidos pela população da qual
fazem parte. Segundo os dados pesquisados a
oferta da Educação Infantil se concentra na Pré- Escola, visto que das 45
escolas, três são Centros Municipais de Educação
Infantil que ofertam especificamente a Pré-Escola e 42 ofertam Pré-Escola em
Escolas do Ensino Fundamental, no entanto, há um elevado percentual de crianças sem acesso à Creche e a Pré-Escola. Considerando a diversidade do
Município de Curralinho, as crianças da Educação Infantil da pesquisa realizada
são atendidas em Escolas Urbanas, Quilombolas, Ribeirinhas e de Assentamento,
sendo que, a concentração percentual de atendimento é na área urbana. Frente à singularidade inerente
a cada infância curralinhense, mostra-se imprescindível destacar
que, para o atendimento da Educação Infantil, independentemente da localidade e/ou etnia a qual pertence à criança, as Diretrizes
Curriculares que subsidiarão as Propostas Pedagógicas ou Projetos Pedagógicos
para a referida etapa, deverão embasar seus aspectos na Legislação Específica
da Educação das populações do campo, dos povos da floresta e dos rios e
quilombolas, considerando que a atual BNCC (BRASIL, 2017) propõe para a
Educação Infantil, cinco aspectos denominados Campos de Experiências, numa
visão ampliada da infância, sem destacar as especificidades dessas populações
dada a diversidade do cenário municipal. (Extraído do Documento Oficial Etapa Educação Infantil - BNCC-)
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